domingo, 8 de novembro de 2020

Língua Portuguesa - Prof Joana

Atividades de Recuperação para os 1º, 2º e 3º bimestres somente para quem não fez nenhuma atividade durante algum  dos Bimestres

Atividade de recuperação do 1° Bimestre – Valendo ( 5,0 pontos)

Entregar até  19/11/2020.

Enviar as respostas das atividades para: joana.munis@bol.com.br

Leia:

O que é “Modernidade”?

   Modernidade é algo que está inevitavelmente ligado a tudo aquilo que é recente e atual, é a expressão daquilo que é "moderno".
De um ponto de vista histórico, modernidade refere-se à história dos "Tempos Modernos", desde o Renascimento até à atualidade.
O termo modernidade designa, assim, não só uma época como também a percepção da humanidade indissociável à nossa filosofia e cultura europeia.

   Segundo Husserl, modernidade refere-se à Europa e sua civilização e história, não só como espaço geográfico, mas com um "formato" moral e espiritual.
  A modernidade surge no século XVI na Europa com o protestantismo e as grandes descobertas e ciências e culmina no século das Luzes. Num plano filosófico culmina com o racionalismo e o positivismo.
  Em termos civilizacionais, a modernidade tem um carácter de conquista pelo Homem moderno, da sua autonomia e da vontade de inventar e criar técnicas novas, ou seja, projetos racionalistas que têm o seu auge com a filosofia cartesiana.
  Nos nossos tempos, a modernidade associada a ideias de positivismo, otimismo e fé no progresso, inspira as maiores reservas e algumas críticas por parte de alguns filósofos contemporâneos de diversas correntes de pensamento.

Responda em seu caderno:

1 - Como o texto define a palavra “modernidade”?

2 - Como o filósofo Husserl explica o que é “modernidade”?

3- E para você, quando uma coisa é considerada moderna?  E como você então define o que é modernidade? Explique.

4 – Pensando em literatura, o que você espera ler ao estudar os textos de uma época literária conhecida como Modernismo?


Atividade de  recuperação do  2 ° Bimestre – Valendo (5,0 pontos)

Entregar até 19/11/2020.

Professora: Joana Aparecida

Enviar as respostas das atividades para: joana.munis@bol.com.br

Tema: África: a literatura responde

Atividades

  1. Assistir a aula do CMSP do dia 15/09 - 3ª série EM - Língua Portuguesa. Segue abaixo o link: https://www.youtube.com/watch?v=j7kMWMY4YFs

Leia:

  1. O afro-descendente e a construção do Brasil

Os milhões de africanos seqüestrados e trazidos para a América, principalmente para o Brasil, criaram de forma dolorosa tudo o que aqui se consolidou. Capturados e arrastados pelos pombeiros – mercador africano de escravos – utilizados pelos europeus para comercializar estes em troca de tabaco, aguardente e objetos de interesses destes grupos. A primeira leva de escravos transportados por navios continha cerca de 12 milhões de seres humanos. Destes, metade teve o Oceano Atlântico como cemitério. “Avaliado pelos dentes, pela grossura dos tornozelos e dos punhos, era arrematado. Outro comboio, agora de correntes, o levava terra adentro, ao senhor das minas ou açúcares, para viver o destino que lhe havia prescrito a civilização: trabalhar dezoito horas por dia, todos os dias do ano”, Darcy Ribeiro (1995).

 O escravismo foi estruturado em alicerces constituídos pela violência bárbara e desumana, pela concentração do solo, exploração das riquezas e pela monocultura. Esse sistema tinha também como projeto a desconstrução cultural dos povos africanos, como vinha fazendo com os indígenas – sem sucesso. A lingüística, parte da expressão e identidade fundamental de um povo, assim como outros aspectos culturais (como a religiosidade), foram manipulados para impedir que houvesse tentativas de resistência por parte dos africanos. A diversidade lingüística da África fez com que os portugueses evitassem a concentração de escravos originários das mesmas regiões étnicas em propriedades e navios negreiros. Assim buscavam destruir qualquer laço de identidade e solidariedade que houvesse entre o mesmo grupo.

(...)                                          

Por Eliezer Ribeiro

                                       UOL/notícias, 25 de Janeiro de 2015. História de um povo sofrido.

Responda em seu caderno:

1 – Qual é o tema principal do texto acima?

2 – Faça um esquema de leitura do texto acima. Para isso, elabore alguns tópicos (frases) que resumam as principais ideias faladas no texto.

Atividade de Recuperação do 3º Bimestre – Valendo (5,0 pontos)

 Entregar até  19/11/2020.

Professora: Joana Aparecida

Enviar as respostas das atividades para: joana.munis@bol.com.br

Tema: Literatura à margem de...

Atividades

  1. Assistir a aula do CMSP do dia 11/08 - 3ª série EM - Língua Portuguesa. Segue abaixo o link: https://www.youtube.com/watch?v=Mhvo26xf1bY

Leia:

Literatura de cordel

A literatura de cordel como conhecemos hoje teve sua origem ainda em Portugal com os trovadores medievais (poetas que cantavam poemas no século 12 e 13), os quais espalhavam histórias para a população, que, na época, era em grande parte analfabeta. Na Renascença, com os avanços tecnológicos que permitiram a impressão em papéis, possibilitou-se a grande distribuição de textos, que, até então, eram apenas cantados.

Essas pequenas impressões de poemas rimados que eram apresentadas penduradas em cordas – ou cordéis, como é chamado em Portugal – chegaram ao Nordeste brasileiro junto com os colonizadores portugueses, dando origem à literatura de cordel como conhecemos hoje, famosa em Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte.

  1. Principais características

  • O texto é escrito com métrica fixa e rimas que fazem a musicalidade dos versos;

  • É de grande importância para o folclore, já que os cordéis tratam dos costumes locais, fortalecendo as identidades regionais;

  • A literatura de cordel é muito conhecida por suas xilogravuras (gravuras em madeira), que ilustram as páginas dos poemas.


Responda em seu caderno:

1 – Escreva em seu caderno um resumo do texto acima, destacando o que é a literatura de cordel e suas principais características.