Enviar as respostas das atividades para: joana.munis@bol.com.br
Tema: África: a literatura responde
Atividades
Assistir a aula do CMSP do dia 15/09 - 3ª série EM - Língua Portuguesa. Segue abaixo o link: https://www.youtube.com/watch?v=j7kMWMY4YFs
Leia:
O afro-descendente e a construção do Brasil
Os milhões de africanos seqüestrados e trazidos para a América, principalmente para o Brasil, criaram de forma dolorosa tudo o que aqui se consolidou. Capturados e arrastados pelos pombeiros – mercador africano de escravos – utilizados pelos europeus para comercializar estes em troca de tabaco, aguardente e objetos de interesses destes grupos. A primeira leva de escravos transportados por navios continha cerca de 12 milhões de seres humanos. Destes, metade teve o Oceano Atlântico como cemitério. “Avaliado pelos dentes, pela grossura dos tornozelos e dos punhos, era arrematado. Outro comboio, agora de correntes, o levava terra adentro, ao senhor das minas ou açúcares, para viver o destino que lhe havia prescrito a civilização: trabalhar dezoito horas por dia, todos os dias do ano”, Darcy Ribeiro (1995).
O escravismo foi estruturado em alicerces constituídos pela violência bárbara e desumana, pela concentração do solo, exploração das riquezas e pela monocultura. Esse sistema tinha também como projeto a desconstrução cultural dos povos africanos, como vinha fazendo com os indígenas – sem sucesso. A lingüística, parte da expressão e identidade fundamental de um povo, assim como outros aspectos culturais (como a religiosidade), foram manipulados para impedir que houvesse tentativas de resistência por parte dos africanos. A diversidade lingüística da África fez com que os portugueses evitassem a concentração de escravos originários das mesmas regiões étnicas em propriedades e navios negreiros. Assim buscavam destruir qualquer laço de identidade e solidariedade que houvesse entre o mesmo grupo.
(...)
Por Eliezer Ribeiro
UOL/notícias, 25 de Janeiro de 2015. História de um povo sofrido.
Responda em seu caderno:
1 – Qual é o tema principal do texto acima?
2 – Faça um esquema de leitura do texto acima. Para isso, elabore alguns tópicos (frases) que resumam as principais ideias faladas no texto.