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Tema: Literatura de cordel: Ritmo e poesia
Atividades
Assistir à aula do CMSP do dia 20/08 - 3ª série EM - Língua Portuguesa. Segue abaixo o link: https://www.youtube.com/watch?v=sQ3p9ciJmiA
Leia:
A poesia rimada e metrificada
Os poemas ditos clássicos, com rimas e métricas apuradas, estão se tornando cada vez mais raros. Muitos poetas utilizam os versos ditos livres ou soltos, o que facilita bastante a sua expressão poética, liberta do esqueleto das sílabas métricas e das amarras da rima.
Um soneto, por exemplo, é composto por duas quadras e dois tercetos rigidamente metrificados. E isso, convenhamos, dificulta bastante a nossa mensagem poética. Mas é possível atingi-la, com dedicação, estudo e muita leitura de poetas clássicos. E os versos ditos modernos, soltos, livres, libertos, não dispensam alguns temperos como ritmo, harmonia e cadência.
A poesia é a linguagem subjectiva, um aspecto imaterial, com emoção com um constante ritmo melódico, indefinível e belo como o mundo interior do poeta. Seu objetivo é o de produzir emoção a linguagem poética, sob o aspecto auditivo e melódico se caracteriza pelo ritmo, bem mais acentuado que na prosa e pela eventual utilização da rima.
Na poesia ocorre a expressão do mundo interior do poeta, construída numa linguagem altamente conotativa, escrita na maioria das vezes em versos. Esses textos de teor poético podem apresentar-se também sob forma de prosa.
Responda em seu caderno:
1 – Pense na palavra “ritmo”. O que ela significa para você?
2 – De acordo com as ideias do texto acima, que relação podemos estabelecer entre a palavra ritmo e poesia? Explique.