terça-feira, 18 de agosto de 2020

Língua Portuguesa - Prof Joana

 

3º  A, B e C   -   Português / 3º Bimestre

Professora: Joana Aparecida

Enviar as respostas das atividades para:joana.munis@bol.com.br

Tema: Literatura à margem de...

Atividades

  1. Assistir a aula do CMSP do dia 11/08 - 3ª série EM - Língua Portuguesa. Segue abaixo o link: https://www.youtube.com/watch?v=Mhvo26xf1bY

Leia:

Literatura de cordel

A literatura de cordel como conhecemos hoje teve sua origem ainda em Portugal com os trovadores medievais (poetas que cantavam poemas no século 12 e 13), os quais espalhavam histórias para a população, que, na época, era em grande parte analfabeta. Na Renascença, com os avanços tecnológicos que permitiram a impressão em papéis, possibilitou-se a grande distribuição de textos, que, até então, eram apenas cantados.

Essas pequenas impressões de poemas rimados que eram apresentadas penduradas em cordas – ou cordéis, como é chamado em Portugal – chegaram ao Nordeste brasileiro junto com os colonizadores portugueses, dando origem à literatura de cordel como conhecemos hoje, famosa em Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte.

  1. Principais características

  • O texto é escrito com métrica fixa e rimas que fazem a musicalidade dos versos;

  • É de grande importância para o folclore, já que os cordéis tratam dos costumes locais, fortalecendo as identidades regionais;

  • A literatura de cordel é muito conhecida por suas xilogravuras (gravuras em madeira), que ilustram as páginas dos poemas.


Responda em seu caderno:

1 – Escreva em seu caderno um resumo do texto acima, destacando o que é a literatura de cordel e suas principais características.