quinta-feira, 30 de julho de 2020

Arte - Prof Bruna

E. E. Prof° João Prado Margarido

Nome: _____________________________________ Data:____/____/_____

Profº:  _____________________________________         Nota: ______________

     Série: ____º Ano                   (Cada questão vale 1,0 ponto)



Atividade 2


A Dança e a Tecnologia.


A comunicação por meio de gestos e sons é uma ação natural e primitiva do ser humano, que vai sendo construída e alterada. Ela evolui de acordo com os conhecimentos adquiridos, por intermédio do surgimento de novas culturas e o domínio de novas tecnologias. Esse 15 processo é constante, produzimos e refletimos ao mesmo tempo a realidade na qual vivemos, seja no contexto da ciência ou da arte. 

 Na nossa contemporaneidade, a dança envolve e recria as tecnologias disponíveis, construindo possibilidades híbridas por meio de processos tecnológicos e corpóreos. A dança é uma linguagem artística composta de signos próprios, que faz com que o movimento corporal proporciona ao ator da dança um pensamento cinestésico, que o faz pensar em sensações e movimentos que ele provocará em relação ao meio, a fim de expressar e representar o que se quer, para si e/ou para o público. É preciso vivenciar e transformar essa experiência para que haja a interiorização desse processo. Se considerarmos a dança como uma experiência criativa, entenderemos as maneiras das pessoas criarem valores estéticos, descobertos na realidade do seu meio sociocultural.

Ao percebermos a dança como um conjunto de códigos que pode transmitir algo para as pessoas, trabalhamos com a ideia de significação de gestos e movimentos produzidos no e pelo corpo. Potencializar a construção de uma dança a partir de alguns destes elementos na produção de significados pode ser um fio condutor para construção de uma narrativa e possibilitar a comunicação com o público. Para a composição e o sentido de uma obra de dança, é necessário que existam três campos de significação: o intérprete, o movimento e o espaço cênico, sendo também fundamental que eles dialoguem entre si.

Fonte do texto: Apostila do aluno, Volume 2 - Artes




Após assistir ao vídeo “Dança das sombras diferenciada” responda:


1- Como você imagina que o coreógrafo pensou nas coreografias interagindo com a tecnologia?
2- Será que o coreógrafo imaginou primeiramente a dança ou os movimentos e efeitos possibilitados pela tecnologia? Explique sua suposição.


3- Após assistir aos dois vídeos, vocês consideram o que viram como dança ou teatro?


4- Vocês perceberam o hibridismo na Arte dessas apresentações? Comentem.



 Links dos vídeos:


https://www.youtube.com/watch?v=XpcGBt1IWSE

https://www.youtube.com/watch?v=JGCsyshUU-A

E-mail para devolutiva das atividades: