Caros alunos, neste momento atípico que estamos vivendo, apesar de estarmos recolhidos em casa não podemos deixar que nossas
aprendizagens fiquem paradas, devemos continuar nossas descobertas, leituras, reflexões, aguçar nossas curiosidades por meio de pesquisas, mesmo que seja assim, pela tela do computador ou do celular. Desta forma, estarei deixando aqui a retomada de nossas atividades cotidianas.
aprendizagens fiquem paradas, devemos continuar nossas descobertas, leituras, reflexões, aguçar nossas curiosidades por meio de pesquisas, mesmo que seja assim, pela tela do computador ou do celular. Desta forma, estarei deixando aqui a retomada de nossas atividades cotidianas.
Quanto a entrega e correção das atividades, estas serão por e-mail, no início de cada atividade estará sendo informado a data estipulada.
Segue o e-mail joana.munis@bol.com.br
Logo, estaremos novamente juntinhos! Bons estudos!!!!
Professora Joana – Língua Portuguesa
1ª Atividade: Entregar até 06/04/2020
Leia o artigo de opinião "Fácil assim?", de Samy Santos e responda as questões:
“A polícia quando quer, faz”. Por trás dessa máxima se esconde o senso comum, falta de pessoal e estrutura adequada para coibir a criminalidade. A expressão do primeiro período desse texto já está “consagrada” no meio social, visto que parte considerável da população só vê a polícia como uma Instituição corrupta e inoperante.
Esse debate volta à tona em razão dos acontecimentos recentes. O delegado de Camaçari, Cleiton Silva, foi morto numa tentativa de assalto, e em menos de 12 horas todos os bandidos que participaram do crime já haviam sido presos.
O Estado brasileiro não oferece condições adequadas de trabalho aos policiais, uma vez que não há pessoal suficiente, treinamento rigoroso, faltam viaturas, apoio logístico, armamento e todo aparato responsável em oportunizar uma atuação mais competente e eficaz. Assim, é no mínimo incoerente exigir tanto da polícia brasileira.
Não é objetivo desta discussão, no entanto, mascarar e tampouco esconder falhas da polícia que independem da falta de condições de trabalho ofertadas pelo Estado, como abuso de autoridade, corrupção, atividades ilícitas ou violência gratuita, mas o de enfatizar que há sérias razões que impedem e limitam o trabalho da polícia brasileira.
Nesse ínterim, surge o questionamento: por qual razão a polícia consegue dar resposta rápida a criminalidade apenas em alguns casos? Como a falta de estrutura é singular na Instituição, sempre se acaba dando prioridade a alguns casos, tal prioridade é mais notável em crimes cometidos contra policiais, autoridades, pessoas de representatividade social ou ainda que causam grande comoção popular.
Dessa forma, o foco da discussão deveria ser outro. A questão a ser discutida não é, certamente, a resposta rápida que a polícia tem dado em alguns casos, porém a implementação de medidas que possibilite que tal Instituição aja sempre de forma rápida e eficiente.
“ A violência alcançou níveis insustentáveis no Brasil, e os crimes cometidos não fazem acepção de pessoa, religião, etnia, gênero ou conta bancária. É preciso, então, que o Estado faça investimentos em áreas sensíveis, como segurança pública, saúde, educação, entretenimento, cultura, cidadania e emprego. As ações elencadas aqui não contribuirão apenas para amenizar a criminalidade, mas para elevar os níveis de desenvolvimento do país. É hora de avançar.
Posado in Atualidades, Coluna Samy Santos, Notícias, Polícia, Política | Tags: Artigo de Opinião, Bahia, Samy, Violência na Bahia | No Comments » http://www.noticiasdeipiau.com/tag/artigo-de-opiniao/
Questões:
1. Em um texto de opinião a “Tese” é a idéia defendida pelo autor. Qual alternativa resume a tese do autor Samy Santos?
a) “A polícia quando quer faz.”;
b) “Esse debate volta à tona em razão dos acontecimentos recentes;”
c) “É hora de avançar;”
d) “É no mínimo incoerente exigir tanto da polícia brasileira.”
2. Qual é o principal argumento do autor para sustentar sua tese?
a) Crimes cometidos contra policiais, autoridades, pessoas de representatividade social, ou ainda que causam grande comoção popular;
b) Implementação de medidas que possibilite que tal instituição aja de forma rápida e eficiente;
c) É preciso investir na saúde;
d) Após 12 horas todos os bandidos sempre são presos.
3. De acordo com o autor quais os motivos que causam a violência?
a) A falta de segurança pública, saúde, educação, entretenimento, cultura, cidadania e emprego;
b) Pessoa com representatividade social;
c) Não exigir muito da polícia brasileira;
d) Falta de viaturas e armamento
4. O texto “Fácil Assim?” pertence ao gênero artigo de opinião. A finalidade desse gênero é:
a) Retratar fatos do cotidiano;
b) Descrever aspectos da vida de pessoas conhecidas ( nome, idade, profissão, etc)
c) Defender uma opinião, por meio de argumentos que convençam o leitor;
d) Relatar os acontecimentos ocorridos durante o dia.
5. No trecho “Não é objetivo desta discussão, no entanto, mascarar e tampouco esconder falhas da polícia que independem da falta de condições de trabalho “[...] Que efeito de sentido provoca a conjunção no entanto no texto?
a) Contradição;
b) Explicação;
c) Conclusão;
d) Adição.
6. De acordo com a leitura do texto, podemos afirmar que a posição do autor em relação ao fato apresentado é:
a) A polícia sempre resolve todos os problemas;
b) A polícia, conforme a expressão utilizada “quando quer faz”;
c) Defende a ideia
de uma alternativa diferente para solucionar os problemas;
d) Pensa que não há solução para a corrupção na polícia.
2ª Atividade: Entregar até 10/04/2020
Produção textual
Escreva um texto de opinião abordando a violência na sua comunidade. Apresente as causas e sugestões para solução desse problema.
3° Atividade: Entregar até 17/04/2020
Leia o seguinte fragmento da canção “Polícia” (Titãs)
“polícia para quem precisa polícia para quem precisa de polícia?”
Observe que existe uma relação com o texto “Fácil assim?”, principalmente no trecho “ a polícia quando quer faz”. Dessa forma, produza um texto de opinião acerca do tema:
Como é a ação da polícia em seu bairro?
Professora Joana
26/03/2020